O modelo de compras coletivas foi criado nos EUA pelo Groupon no final de 2008 e foi um sucesso imediato.

No Brasil, o Peixe Urbano foi o pioneiro nesse modelo, além de ser totalmente brasileiro.

As compras coletivas se mostraram bastante rentáveis no mundo todo e, como esperado, os brasileiros também adoraram ter descontos. O resultado disso é que já existem 1890 empresas com esse modelo de negócios de acordo com uma pesquisa feita pelo Portal de Ofertas, sendo que é um mercado bastante concentrado onde os 3 maiores (Peixe Urbano, Groupon e Clickon) possuem aproximadamente 70% do mercado, de acordo com a consultoria de comércio eletrônico e-bit.

O que deve acontecer nos próximos meses é uma consolidação do mercado onde muitas dessas empresas devem fechar e outras devem se especializar em nichos e locais não atendidos pelas maiores, ou seja, ficando com a Cauda Longa.

O Canvas é uma ferramenta simples para visualizar os principais aspectos do modelo de negócios das empresas, abaixo segue o Canvas que eu fiz do Peixe Urbano:

 

Peixe Urbano

 

View more presentations from Thiago Paiva

 

Como podem perceber, existem 3 cores diferentes de post-its, isso foi usado para facilitar a visualização das informações relacionadas a cada segmento de clientes.

Abaixo segue uma explicação detalhada sobre cada cor de post-it:

    • Azul: Relacionado ao segmento de cliente “Principalmente jovens e novos profissionais com acesso a internet”.
    • Vermelho: Relacionado ao segmento de cliente “Estabelecimentos com: Restaurantes, Bares, Spas, Salão de Beleza, Hoteis e Teatros”.
    • Amarelo: Relacionado a empresa como um todo, independente do segmento de cliente.

 

Além das cores, existem setas para relacionar a proposta de valor e o fluxo de receita a cada um dos segmentos de clientes.

Nesse caso, a proposta de valor para o segmento Azul é gratuita (o Peixe Urbano não cobra desse segmento para oferecer essa proposta de valor), entretanto é cobrado 30% das vendas de cada cupom para a proposta de valor do segmento Vermelho.

Ou seja, o segmento Azul recebe de graça o benefício oferecido pelo Peixe Urbano pelo fato do segmento Vermelho subsidiar esse benefício. Esse é um modelo de negócios grátis com três participantes onde um oferece o serviço gratuito a outro e um terceiro paga a conta por ganhar algum benefício.

As outras empresas de compras coletivas devem possuir um modelo bastante semelhante a esse, provavelmente mudando um pouco o foco no segmento de clientes, o relacionamento, o canal e o percentual cobrado em cima de cada cupom, os outros blocos do Canvas devem ser iguais.

 

Qualquer dúvida, comentário ou sugestão, mandem pelo meu Twitter (@ThiagoPaiva) ou postem no Tumbler clicando aqui.

 

#FicaaDica: Se você está pensando em criar uma empresa de compras coletivas, foque em algum nicho ou em lugares os quais as maiores empresas não não pretendem chegar, mas não espere ficar rico.

Anúncios

4 comentários sobre “Análise do Modelo de Negócios – Peixe Urbano

  1. Muito interessante sua iniciativa. Parabéns!

    Obs: Tem o original? Este que está publicado no slideshare está com a metade apagado.

    1. Oi Eduardo, desculpe mas o Slideshare modificou o slide e ficou dessa forma. Enquanto não consigo resolver esse problema do Slideshare, me manda um email (startupbizmodel@gmail.com) pedindo para eu te mandar os canvas que você não conseguiu ver.

      Abraços e obrigado pelo apoio!

  2. Thiago, boa noite. Parabéns pela iniciativa, muito bom! Só gostaria de entender uma coisa, no fluxo de receita não tem explicando o racional da conta. É assim mesmo que se elabora pelo Canvas? Ou temos que ter um modelo paralelo explicando como a empresa terá as receitas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s