Nesses últimos meses no Brasil, tem surgido uma forma interessante de se arrecadar dinheiro para a realização de projetos, o crowdfunding.
Crowdfunding é o termo utilizado para para financiamentos colaborativos, ou seja, é a idéia de que diversas pessoas contribuam com um pequeno percentual do dinheiro necessário para se viabilizar um projeto ou idéia que essas pessoas acreditem.
O mais conhecido site de crowdfunding é o americano Kickstarter, que foi lançado em abril de 2009. Em pouco mais de 2 anos, ele já conseguiu arrecadar mais de US$ 40 milhões para projetos. Desse valor arrecado, ele fica com um pequeno percentual que é a sua fonte de renda.
No começo desse ano, seguindo na mesma linha do Kickstarter, surgiu o brasileiro Catarse.
O Catarse foi uma das primeira plataformas brasileiras de crowdfunding, sendo seu foco o financiamento de projetos criativos. Alguns exemplos de projetos financiados com sucesso foram: Rabiscaria e A Banda Mais Bonita da Cidade.
O interessante do Catarse é que ele não é apenas um cópia do Kickstarter, ele não apenas fez adaptações para o mercado brasileiro nas foma de pagamento e nas recompensas, mas ele desenvolveu características únicas.
Ele é uma organização sem fins lucrativos e foi a primeira plataforma de crowdfunding de código-aberto do mundo, além disso ele criou outra forma de renda que seria através do gerenciamento de outros sites de crowdfundig utilizando a plataforma Catarse e cobrando um percentual sobre os projetos financiados com sucesso, o que é muito interessante.
Catarse
View more presentations from Thiago Paiva
Para analisar o modelo de negócios, utilizei o modelo canvas, que sempre pretendo utilizar nesse blog para facilitar a visualização.
É importante notar que o Catarse tem 3 segmentos de clientes-alvo:
- Financiadores do projeto
- Pessoas com projetos criativos
- Sites que queiram utilizar a plataforma Catarse nos seus sites de crowdfunding
Olhando isso, fica evidente que o Catarse não apenas copiou o modelo de negócios do Kickstarter, mas acrescentou um segmento de cliente que gera receita.
Resumindo, o Catarse:
- Oferece gratuitamente aos financiadores de projetos a possibilidade de financinanciar projetos que lhes interessa e receber recompensa por isso.
- Cobra 5% de projetos bem sucedidos das pessoas com projetos criativos para dar visibilidade e apoio financeiro para desenvolverem seus projetos.
- Cobra 2% dos projetos bem sucedidos dos sites de crowdfunding para utilizarem a plataforma Catarse e terem facilidade e segurança no gerenciamento da plataforma.
Essas informações podem ser melhor visualizadas diretamente no canvas.
Para saber mais sobre o Catarse, recomendo que ouçam o podcast do empreendecast conversando com seus fundadores.
Abaixo seguem outras plataformas brasileiras de crowdfunding:
#FicaaDica: Se você tem um projeto criativo que as pessoas achem legal e precisa de dinheiro para desenvolvê-lo, vale a pena tentar arrecadar dinheiro usando crowdfunding. E se você quer criar um novo site de crowdfunding (de preferência com um foco diferente dos que já existem), converse com o Catarse para utilizar a plataforma deles, pois o custo e o trabalho valem o valor que você pagará para eles.
Porque há algumas partes em branco Thiago. Não forneceram informações mais detalhadas?