O Empreendemia surgiu do desejo de dois jovens engenheiros de empreenderem, o Millor Machado e o Luis Piovesana, que mais tarde se juntaram a um terceiro sócio, o Mauro Ribeiro.

Como muitas startups que estão começando, eles não tinham dinheiro para fazer a divulgação do Empreendemia.

Dessa forma eles resolveram criar um blog sobre tudo que estavam aprendendo de empreendedorismo, sendo que de maneira simples e direta, como forma de se projetarem no cenário de empreendedorismo brasileiro e de divulgarem o Empreendemia.

Foi aí que surgiu um dos maiores blogs de empreendedorismo do Brasil, o Saia do Lugar. O blog funcionou tão bem que se tornou uma peça chave para que o Empreendemia desse certo.

Ele possui hoje mais de 100 mil visitas por mês, entretanto, mesmo com toda a sua importância, o Saia do Lugar não é muito rentável e serve principalmente para alavancar o sucesso do Empreendemia.

O Empreendemia é uma rede social voltada para MPEs poderem realizar negócios com outras empresas de maneira fácil e gratuita. Seu modelo de negócios se baseia no modelo Freemium, oferecendo o acesso a rede social de maneira gratuita para todas as empresas, porém cobrando para as empresas que queiram utilizar recursos Premium ou o sistema de marketing da rede.

Apesar da idéia inicial ter sido rentabilizar a empresa pelo uso dos recursos pagos pelas MPEs interessadas, essa opção se mostrou pouco rentável, o que levou o Empreendemia a buscar o segmento de grandes empresas que queiram ter um contato mais próximo com as MPEs da rede como forma principal de receita.

Como o blog Saia do Lugar possui um papel muito importante para o Empreendemia, achei interessante fazer o canvas dele também. Apesar de seu canvas não difere muito de outros blogs profissionais, vale a pena conferir mesmo assim. Segue ele abaixo:

 

Saia do Lugar

 

View more presentations from Thiago Paiva

Já o canvas do Empreendemia acabou ficando um pouco complexo pelo seu próprio modelo ser assim. Para tentar facilitar o entendimento utilizei uma cor dupla (azul e vermelho) para indicar que para o mesmo segmento de clientes eram ofertadas duas propostas de valor diferentes: uma paga e uma gratuita.

Vejam abaixo como ficou o seu canvas:

 

Empreendemia

View more presentations from Thiago Paiva

Os riscos do desse modelo de negócios são basicamente uma mistura dos riscos do modelo freemium e de redes sociais:

  • Risco de baixa adesão de usuários grátis
  • Risco de baixa conversão para usuários pagos
  • Risco de definir errado os recursos premium e os recursos grátis
  • Risco de baixa interação entre os usuários

 

Seja com o blog de empreendedorismo ou com a rede social para MPEs, é importante ressaltar que eles fizeram uma grande contribuição para o cenário de empreendedorismo brasileiro.

Vale a pena conferir o blog e o twitter (@empreendemia) deles, além da rede do Empreendemia.

 

#FicaaDica: O sucesso do Empreendemia se deve muito ao blog Saia do Lugar por ter feito o que se chama de marketing de conteúdo, ou seja, o blog levava conteúdo relevante e de qualidade para o seu público e, por esse motivo, ele foi tão bem sucedido. O blog pode ser uma ferramenta extremamente útil para empresas iniciantes, mas é preciso se perguntar se o conteúdo do blog é interessante e se está relacionado com a área da empresa.

Anúncios

2 comentários sobre “Análise do Modelo de Negócios – Empreendemia

  1. Thiago, tudo bem?

    Os canvas do Empreendemia e do Saia do Lugar estão com alguns blocos em branco. É isso mesmo?

    Abs.,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s