aceleradora 21212 startup weekedn germinador startupfarm amazonstartups

O cenário de startups brasileiras está ficando cada vez mais em evidência, porém os empreendedores brasileiros ainda possuem pouco conhecimento e experiência no assunto. Esse gap de conhecimento e experiência está levando ao surgimento de diversas acelerados pelo Brasil inteiro.

As aceleradoras são entindades que visam acelerar o processo de estruturação do modelo de negócios, análise de mercado e crescimento das startups através de mentoring e pequenos investimentos.

Não existe um modelo único de aceleradoras, entretanto eu tenho visto surgir dois tipos que se diferenciam, são eles:

Aceleradora de ideias: Buscam pessoas interessadas em empreender que possuem apenas uma ideia para uma startup ou um projeto em estágio bem inicial. Seus principais objetivos são:

    • Estruturar a ideia;
    • Fazer um estudo de mercado;
    • Fazer um matching de pessoas interessadas na mesma ideia;
    • Definir o modelo de negócios
    • Realizar networking (mentores e empreendedores);
    • Introduzir os métodos utilizados para criação de startups (Modelo de Negócios Canvas, Custormer Development, Lean Startup…);

Geralmente não ficam com share das startups e não fazem investimentos.

Aceleradora de startups: Buscam empreendedores com startups em estágio inicial ou até startups com baixo faturamento. Seus principais objetivos são:

    • Fazer uma análise mais detalhada do mercado;
    • Definir melhor o modelo de negócios com base em experiências de mercado,;
    • Fazer pequenos investimentos;
    • Preparar a startup para receber investimentos de fundos de Venture Capital;
    • Realizar networking (pessoas de mercado e investidores).

Geralmente ficam com um pequeno share das startups (entre 5% e 20%), oferecem espaço físico para as empresas e fazem algum tipo de investimento.

Recentemente a Webholic fez um guia com algumas aceleradoras do Brasil (clique aqui) e eu resolvi condesar isso num slide adicionando mais algumas informações, segue o slide abaixo:

Aceleradoras Brasileiras

View more presentations from Thiago Paiva

Busquei na internet um mapa que informação as principais aceleradoras brasileiras distribuidas geograficamente, mas não consegui encontrar. Como não achei, resolvi utilizar o Google Maps e fazer um eu mesmo.

Abaixo segue o mapa:

http://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=216511275125114504390.0004ac5c22a843157f912&ie=UTF8&ll=-14.569288,-45.439454&spn=26.150635,6.328125&vpsrc=6&output=embed
View Aceleradoras in a larger map

Espero que possa ajudar os empreendedores e que as pessoas (inclusive as ligadas a essas aceleradoras) adicionem mais informações e corrijam eventuais erros. Obviamente, adicionar outras aceleradoras que não encontrei é muito bem vindo. Esse mapa está livre para ser modificado por qualquer um, porém conto com o bom uso das pessoas.

Clique aqui para poder modificá-lo.

Se você você está se perguntando qual a diferença entre Aceleradoras e Incubadoras, segue uma reportagem da Exame com o Yuri Gitahy explicando melhor essa diferença:

http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/qual-a-diferenca-entre-aceleradoras-e-incubadoras

Cada aceleradora tem suas peculiaridades e oferecem benefícios diferentes, por isso vale a pena buscar o máximo de informações e conversar com pessoas que passaram pelo processo de acelaração antes de optar por participar de uma ou de outra aceleradora.

#FicaaDica: Participar de aceleradoras de ideias é uma excelente oportunidade de aprender muito sobre empreendedorismo na prática, de estruturar melhor a sua ideia e fazer networking. Não tenha medo de compartilhar a sua ideia nessas aceleradoras, pois o objetivo delas é ajudar você a estruturar e executar a sua ideia. Ter a ideia é a parte mais fácil do trabalho, o difícil é a execução. Como todos os investidores dizem: “Ideias são commodites, o diferencial é a execução”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s