startupfarm

Na última segunda-feira (19/09) aconteceu a final do Startup Farm São Paulo, para quem não sabe, o Startup Farm é uma aceleradora itinerante de startups em estágio inicial, seu objetivo é o de acelerar o processo de transformar ideias em negócios e de implementação desses negócios. Esse processo tem duração de 30 dias nos quais acontecem palestras, mentorias e networking.

No Startup Farm São Paulo participaram 51 empreendedores com 18 projetos onde 7 projetos foram escolhidos para serem apresentados na final.

Os projetos vencedores foram:

1º Lugar: Evolup

2º Lugar: Overmediacast

3º Lugar: Wabbers

Apesar desses três terem sido os vencedores, todos estão de parabéns pelo trabalho e pela qualidade dos projetos.

A seguir vou falar rapidamente sobre cada um desses 7 projetos que foram apresentados na final, mostrando um pouco a evolução deles ao longo desse mês:

evolup

A Evolup, que no início tinha apenas três integrantes e uma ideia, se uniu à mais dois integrantes (sendo eu uma dessas pessoas), crescendo ao longo do programa.

Visando o desenvolvimento de jogos de maneira rápida e fácil, sem que o usuário tivesse a necessidade de conhecimentos técnicos e artísticos, fomos passando por diversas etapas, até validarmos o modelo e o segmento de cliente alvo.

O modelo de receitas se dá através da plataforma freemium, da venda de itens virtuais e publicidade nos jogos.

oentregador

Entrou no Startup Farm como uma startup que já estava rodando e faturando. O Entregador é um site para pedido de comida online, onde você encontra os cardápidos com os preços de diversos restaurantes, faz o pedido e pode realizar o pagamento online mesmo. Apesar do modelo não ter mudado quase nada durante o programa, eles fizeram diversos contatos importantes.

Seu modelo de receitas é o de cobrar um pequeno valor dos restaurantes para cada transação.

overmediacast

A Overmediacast também entrou num estágio mais avançado, tendo seu produto pronto e estava na fase de prospecção de clientes. A Overmediacast é uma ferramenta de analytics para vídeos, ela quer responder as perguntas de quem viu e como viu o vídeo. O Startup Farm ajudou mais ela na estratégia de entrada no mercado, além de contatos e exposição na mídia.

Seu modelo de receitas é o de assinatura para agências de publicidade e empresas que fazem campanhas de vídeo.

wabbers

O Wabbers entrou no Startup Farm com um produto pronto, um aplicativo para ajudar os motoristas a escaparem do transito. Apesar de terem o aplicativo pronto, não tinham um bom modelo para monetizá-lo. Com a ajuda dos mentores conseguiu achar uma boa forma de se posicionar com os usuários e de monetizar o aplicativo. Visibilidade obtida também ajudou a aumentar o número de downloads do aplicativo.

Seu modelo de receitas é por patrocínio por empresas interessadas em vincular a marca ao aplicativo e por publicidade de empresas que queiram aparecer no aplicativo.

Quando entrou no Startup Farm, o Emoldure.me era uma ideia de uma startup para realizar o emolduramento de fotos de forma online e entregar na casa da pessoa. Porém, ao longo do projeto, foi percebendo como era difícil escalar esse modelo e pivotou para se tornar um Instagram para álbuns de Facebook. A ideia é criar álbuns personalizados para Facebook com a possibilidade de encomendar esses álbuns para presente para amigos ou familiares. Foi a startup que mais teve progresso dentro do Startup Farm, saindo de uma ideia pouco escalável para uma facilmente escalável e com grande potencial de crescimento, além disso é importante notar que até o final do Startup Farm o projeto estava sendo tocado por apenas um empreendedor.

Seu modelo de receitas é por publicidade no aplicativo e por venda de álbuns físicos feitos no aplicativo.

grão

O Grão é um negócio social que tem como objetivo ser um crowdfunding de educação para estudantes de baixa renda. Um projeto muito legal e que tenta levar mais profissionalismo e transparência às doações brasileiras. 

O modelo de receitas é por taxa de sucesso e por percentual cobrado das instituições de ensino.

agenda fácil

O Agenda Fácil é uma ferramenta para agendamentos de serviços de forma online, inicialmente focando no agendamento de consultas médicas, mas pensando também nos mercados de cabeleleiros e compras coletivas (esse último eu achei muito interessante).

O modelo de receita é por performance na redução das taxa de no show e no gasto com agendamento.

Infelizmente não dá para falar de todos os projetos, haviam muitos outros projetos interessantes e com alto potencial. A descrição e a evolução das startups foram feitas a partir de conversas e experiências com os integrantes de cada uma, ou seja, faltaram algumas informações.

Para mais informações sobre o Startup Farm, entrem em:

www.startupfarm.com.br

Todos os participantes, organizadores, palestrantes e mentores do Startup Farm estão de parabéns pelo resultado final do Startup Farm São Paulo, foi uma experiência única e intensa de empreendedorismo na prática.

#FicaaDica: Recomendo fortemente o Startup Farm para pessoas que tenham uma ideia mas não saibam como colocá-la em prática ou que necessitem de sócios para implementá-la. Como esse projeto é itinerante, ele ainda passará por diversas cidades brasileiras, sendo Rio de Janeiro e Belo Horizonte as próximas. Fiquem espertos e não percam as inscrições!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s