A Tutudo foi criada pelo investidor anjo Pierre Schurmann e a especialista em jogos sociais Mayara Campos em fevereiro desse ano. Um fato interessante é que a empresa na verdade é americana, tendo sido registrada nos Estados Unidos. Entretanto ela é conduzida aqui do Brasil ficando claro que ela já começou com aspirações globais.

Ouvi falar da Tutudo durante o Startup Farm e, a princípio não me pareceu um negócio tão interessante. Mas como o modelo de negócios era diferente e o Pierre estava envolvido no projeto, resolvi analisar melhor ela. E devo dizer que achei bem interessante!

Mas afinal de contas, o que ela faz? Bom, basicamente ela vende de créditos virtuais que podem ser utilizados em diversos jogos de diferentes empresas. Ou seja, comprando os tutus (nome que eles dão aos créditos virtuais), você pode utilizá-los em diversos jogos diferentes, centralizando seus créditos virtuais na Tutudo.

Se visualizarmos o contexto atual de jogos sociais, veremos que ele está crescendo assustadoramente, isso por si só é um mercado muito interessante. Mas quando observamos os planos futuros da Tutudo, percebemos que é existe um potencial ainda maior. Seus planos são de se tornar um centralizador de créditos virtuais para todo o tipo de compras online (músicas, filmes, livros, e-commerce, jogos…). O que é sensacional para mercados emergentes onde as pessoas tem acesso a computadores em lan houses e celulares, porém poucos tem acesso a cartões de crédito, ainda menos a cartões internacionais.

Mas qual seria o motivo para as empresas de jogos utilizariam os tutus ao invés de suas próprias moedas virtuais? A Tutudo tem 200 mil pontos de venda (bancas, lan-houses, mercados…) no Brasil e ter essa capilaridade é um grande problema para as empresas essas empresas, sobre tudo para menores.

O modelo de negócios da Tutudo tem dois pontos críticos:

    1. Ter uma rede grande de pontos de vendas para se tornar interessante para as empresas de jogos
    2. Ter empresas de jogos parceiras que sejam interessantes para os jogadores se interessarem em comprar tutus

Desses pontos dois pontos, já mencionei que o primeiro foi superado. Quanto ao segundo, pode-se dizer que está encaminhado, visto que eles já estão com parceria com a Vostu (maior empresa brasileira de jogos sociais, se quiser ver o modelo de negócios dela, clique aqui) e outras menores.

Veja abaixo o modelo canvas da Tutudo:

 

Tutudo

View more presentations from Thiago Paiva

Algumas pessoas podem achar estranho o fato da oferta de valor para o jogador ser gratuita, afinal de contas ele paga pelos créditos, certo? Porém quando ele compra 10 reais de tutus ele recebe 10 reais de crédito no jogo que ele quiser, ou seja, a Tutudo não cobra nada do jogador. Por outro lado, ela cobra uma um valor empresa de jogos que ele está gastando os créditos.

 

Dados da empresa:

    • Fundadores: Pierre Schurmann e Mayara Campos
    • Setor de atuação: Pagamentos online e jogos
    • Lançamento: Fevereiro de 2011
    • Nº de usuários cadastrados: 100 mil
    • Nº de pontos de venda: 200 mil no Brasil
    • Nº de jogos: Mais de 50 jogos
    • Países de atuação: Brasil, Estados Unidos e outros países da américa latina

 

#FicaaDica: Para se criar uma empresa com alto potencial de crescimento não é necessário criar uma incrível inovação tecnológica. A Tutudo é um excelente exemplo de inovação no modelo de negócios, onde a parte tecnológica serve apenas de suporte. Se você não tem um background tecnológico e nem seus sócios, busque inovação em outras áreas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s