Apesar dessa afirmação não parecer uma mentira, ela é. Muitas pessoas são levadas a fazerem um plano estratégico elaborado que leva em conta diversas variáveis e cenários, apesar dessa abordagem parecer ser a mais lógica, ela não funciona para startups.

O ambiente em que as startups atuam são ambientes cheios de incertezas e onde geralmente não se possuem históricos para comparação. Por esse motivo, a metodologia que tem se provado mais eficiente é a de tentativa e erro (a qual o Lean Startup prega) , onde desenvolver, testar no mercado e corrigir tem sido muito mais importante do que o próprio planejamento estratégico.

Vale lembrar que o pensamento estratégico é necessário para direcionar a execução, porém não se deve ficar dentro do prédio atrás de uma mesa pensando como o mercado reagirá ao seu produto. 

Por isso, invista sim um tempo no pensamento estratégico para saber aonde você quer chegar, porém gaste mais tempo no desenvolvimento e colocando ele no mercado. Importante também não ficar preso a seu planejamento inicial, pode ter certeza que ele estará errado! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s