O mercado de e-commerce brasileiro está crescendo a um ritmo bastante acelerado, mas está carente de inovação.

Mas uma empresa que está inovando é a Shoes4you, que é uma empresa que está começando a operação nesse ano e atua no mercado de vende sapatos femininos online, mercado esse que tem se mostrado bastante promissor. Um exemplo de sucesso nesse mercado é a Dafiti que tem entrado com força nele e obtido um crescimento muito bom.

Ao contrário da Dafiti que é uma loja virtual de sapatos femininos, a Shoes4you vende sapatos de sua própria coleção e com um modelo inovador de assinatura mensal.

No Shoes4you a cliente paga uma taxa mensal de 140 reais para receber no email uma seleção de sapatos feitas pelas personal sylist, dos quais ela escolhe um que receberá na sua casa. Caso ela tenha gostado de mais de um par, ela pode comprar por mais 140 reais por par, porém, no caso de não ter gostado de nenhum, ela pode pedir outra seleção ou simplesmente “pular” o mês e não pagar nada nele.

Esse modelo é interessante porque as clientes se sentem exclusivas ao receberem uma seleção feita especialmente para elas e por aproveitar o fato de mulheres comprarem muito por impulso.

Na verdade, a Shoes4you é mais uma empresa de uma onda de copycats que estão aparecendo no Brasil. Copycats são empresas que trazem um modelo que já deu certo lá fora (principalmente nos Estados Unidos) e que ainda não existe esse modelo por aqui. Apesar do nível de inovação ser apenas no mercado local, eles tem se mostrado bem sucedido e atraído a atenção de fundos de investimentos. Um exemplo disso é a própria Shoes4you que recebeu investimentos da Redpoint Ventures e de outros fundos.

ShoeDazzle, que é a empresa que a Shoes4you copiou o modelo, foi fundada em 2008 e tem sido bem sucedida, inclusive recebeu recentemente mais US$40 MM de investimento para financiar a expansão nos Estados Unidos e entrada no mercado inglês.

Abaixo segue o modelo Canvas da Shoes4you:

 

Shoes4you

View more presentations from Thiago Paiva

 

Os principais riscos desse modelo são:

  • Rejeição ao modelo de assinatura mensal
  • Problemas de logísticas

 

Dados da empresa:

    • Fundadores: Olivier Grinda, Fabrice Grinda, Carlos Martin e Jose Marin
    • Setor de atuação: E-commerce de sapatos femininos
    • Lançamento: Ano de 2011
    • Personal stylist: Priscilla Whitaker, Renata Bacelar e Viviana Ximenes
    • Investimentores: Accel Partners, Redpoint Ventures, Flybridge Capital e IG Expasión

#Ficaadica: Criar copycats não é algo ruim, na verdade é uma boa oportunidade de tentar reduzir os riscos de abrir uma startup e de facilitar o recebimento de investimentos. Porém é importante adaptar o modelo ao mercado que você quer entrar e de inovar para não ficar para trás nesse mercado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s