Muitas vezes ter dinheiro demais atrapalha o foco das startups. Para startups iniciantes é muito importante validar suas hipóteses de mercado e de solução, mas caso você tenha muito dinheiro, você já vai querer fazer a solução mais completa e colocá-la no mercado sem saber se existe um mercado efetivo para ela, se ele soluciona um problema real e se as pessoas estão dispostas a pagar por ela. Ou seja, você irá gastar muito dinheiro desenvolvendo algo sem saber se pagaram por isso.

No livro The 4 Steps to Epiphany, Steve Blank fala do emblemático caso da Webvan. Esse caso aconteceu durante o auge da bolha da internet em 2000, ela levantou muitos milhões de dólares para fazer um sistema de entregas de supermercado online. Com esse dinheiro eles desenvolveram todo o sistema, contrataram os melhores funcionários e construíram diversos centros de distribuição pelo país. O problema disso tudo é que eles não tinham validado o tamanho do mercado e construíram uma estrutura empresarial e logística enorme para atender um mercado pequeno. Os investimentos que eles receberam cegaram eles quanto ao tamanho desse mercado e os fizeram crescer acima do próprio mercado. Resultado, tiveram uma das piores falências durante a bolha.

Por outro lado, a falta de dinheiro pode até ser um excelente incentivo para se criar soluções criativas e de baixo custo. A 37signals, empresa de desenvolvimento de produtos SaaS para pequenas empresa, é um excelente exemplo disso. Eles sempre criaram seus produtos com o mínimo de recursos possível e, por isso, seus produtos são bem “clean”, tendo apenas o essencial para solução do problema que eles se propuseram a solucionar.

Dinheiro é importante para uma startup, principalmente, para manter os sócios dedicados full-time nela. Para as outras atividades, se você tiver um budge limitado fará você focar no essencial do seu produto e em ganhar dinheiro com ele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s