Praticamente todo mundo gosta de camisetas, não é? Um dos motivos é que elas tornam visível aos outros seus sentimentos e gostos, mas você já pensou em fazer a sua própria camiseta?

Essa é a proposta da Camiseteria, uma empresa que utiliza a concorrência criativa para desenvolver novos tipos de camisetas.

A Camiseteria foi criada em 2005 pelo Fábio Seixas e o Rodrigo David, depois que o Rodrigo participou de um concurso de estampas de uma empresa americana e acreditou que esse modelo poderia funcionar no Brasil. E deu tão certo o modelo que em 3 meses eles atingiram o break-even.

O modelo dela  funciona como um concurso de estampas aberto, onde qualquer pessoa pode submeter uma estampa e os próprios usuários escolhem as melhores estampas que serão feitas e vendidas pela Camiseteria. As pessoas que tiverem suas estampas selecionadas recebem 800 reais em dinheiro e 500 reais em produtos.

A escolha da estampa pelos usuários não é o único critério utilizado para decidir as estampas que serão comercializadas pela Camiseteria. Na verdade são 4 critérios que seguem abaixo:

  1. Nota dos usuários
  2. Fator “Eu Compraria”
  3. Questões técnicas
  4. Nota da equipe Camiseteria
Os concursos duram 10 dias e depois são escolhidas de 4 a 6 estampas que seram comercializadas.

A transparência e a recompensa dos usuários, como você pode perceber, são pontos essenciais da empresa e, por isso, eles criaram um Manifesto Camiseteria, que vocês podem ler aqui:

http://www.camiseteria.com/manifesto.aspx

Outro ponto bastante importante é a comunidade deles, o sucesso da Camiseteria depende da sua comunidade de clientes e designers de estampas para poder fazer as estampas e escolher as melhores, por isso é importante que eles tenham um especial cuidado com ela.

E como a opinião pública é bastante importante para eles, eles fizeram algo curioso e corajoso, criaram um setor onde qualquer um pode ver o que está se falando da Camiseteria no Twitter, o que a torna mais transparente e com a necessidade de cuidar bem da comunidade. Vale a pena dar uma olhada:

http://www.camiseteria.com/twitter/

Eles utilizam uma forma de incentivar ativamente a comunidade a divulgar a Camiseteria que é o programa de pontos deles, onde eles premiam as pessoas que divulgam eles nos seus sites e quem mandar foto com as camisetas da Camiseteria. Esses pontos valem reais e podem ser trocados por produtos nas lojas.

Abaixo segue o modelo Canvas da Camiseteria para vocês poderem analisar melhor:

Esse modelo de crowdsourcing possui alguns riscos:
  • Risco de atrair poucos designers para fazerem estampas
  • Risco das estampas serem ruins
  • Risco dos clientes não gostarem das camisetas

Apesar de ser um modelo de crowdsourcing, ele é diferente de outros modelos que eu já analisei aqui:

Provavelmente o que mais se assemelha é o do We.do.logos, que também é de concorrência criativa, porém ele funciona de maneira criativa, vale a pena comparar os dois para entender melhor a diferença.

Abaixo seguem alguns dados da empresa:

  • Criação: Em 2005
  • Fundadores: Fábio Seixas e Rodrigo David
  • Setor de atuação: E-commerce de camisetas
  • Break-Even: Em 3 meses
  • Modelos disponíveis: Atualmente são 41 masculinos e 165 femininos

#FicaaDica: O modelo crowdsourcing pode ser utilizado de diversas maneiras e em diversos setores e, por isso, vale a pena estudá-lo para verificar se esse modelo pode ser utilizado na sua startup. Apesar dele ser um modelo com enorme potencial, ele exige habilidade de se trabalhar com comunidades e rede sociais, o que exige da empresa uma transparência muitas vezes maior do que elas estão dispostas a ter .

Anúncios

Um comentário sobre “Análise de Modelo de Negócios – Camiseteria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s