É muito difícil para as pessoas entenderem como um modelo de negócios funciona e ainda mais prever se ele vai ser bem sucedido ou não.

Para facilitar tanto o entendimento quanto o potencial de um modelos de negócios, é sempre bom utilizar exemplos de empresas bem sucedidas com modelos semelhantes como forma de comparação.

Um exemplo do que estou falando é a startup Getaround que utiliza um modelo peer-to-peer, onde as pessoas emprestam carros diretamente para outras pessoas através da plataforma deles e eles ganham uma taxa por cada locação.

Um pouco difícil de se entender, não? E muito complicado de saber se esse modelo tem potencial ou não de dar certo. Mas, espertamente, eles não se apresentavam dessa forma, eles falavam que eram um Airbnb para carros, o que já facilitava o entendimento e validava o modelo de negócio deles, pelo fato da Airbnb já ser uma empresa de sucesso e já ter provado que esse modelo de negócios é viável .

Obviamente fica mais difícil de se achar um case bom de sucesso se o seu modelo de negócios for disruptivo, sendo que esses casos são raros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s