Você já parou para pensar de que forma os jogos mobiles ganham dinheiro?

Empresas que desenvolvem esse tipo de jogo estão ganhando muito dinheiro e definir o modelo de receita do jogo é uma parte crucial para se obter esse sucesso.

Achei bastante interessante os modelos que esses jogos usam e  resolvi fazer um post sobre o assunto. Analisei os principais jogos e a forma que eles geram receita e identifiquei 7 modelos de receita básicos para monetizar jogos mobile, modelos básicos pois eles podem ser ser combinados entre si para criar uma estratégia para maximizar os lucros. São eles:

  • Venda do jogo;
  • Publicidade;
  • Assinatura;
  • Venda dentro do jogo;
  • Advergames;
  • Jogo grátis;
  • Venda de produtos reais relacionados aos jogos.

Um exemplo de estratégia que combina modelos seria a utilizada pelos jogos sociais que juntam Jogo grátis, para criar uma grande base de usuários, com venda dentro do jogo de itens virtuais (modelo Freemium), apesar desse modelo monetizar apenas um pequeno percentual da base de usuários, ele tem se mostrado financeiramente um sucesso.

Fiz uma apresentação sobre os 7 modelos que citei acima falando um pouco sobre cada um, dos prós/contras e dando exemplos de jogos que usam cada modelo. Segue abaixo a apresentação:

 

Definir qual será o modelo de receita de um  jogo é crucial para o sucesso dele e, essa decisão, depende de muitos fatores, entre eles:

  • Público-alvo do jogo;
  • Tipo de jogo;
  • Plataforma do jogos (iOS, Android…);
  • Dificuldade de implantação do modelo de receita;
  • Objetivo financeiro do desenvolvedor;

Alguns modelos dão mais trabalho para serem executados e requerem mais conhecimento do que outros e que issodeve ser levado em conta na decisão de qual modelo usar.

É interessante notar que o modelo canvas pode te ajudar na análise do modelo de negócios do jogo, podendo-se fazer diversos canvas usando modelos de receitas diferentes para se verificar o que mudaria no projeto e qual se encaixa melhor no seu objetivo.
Se vocês tem exemplos de outros modelos de receita para jogos mobile, adoraria conhecer para poder complementar essa apresentação.
#FicaaDica: Definir o modelo de negócios é importante tanto para empresas quanto para aplicativos e jogos mobile. Saber qual a melhor forma para se maximizar o ganho com o seu app é crucial para o sucesso dele, se você definir errado o preço do seu app, você poderá condená-lo ao fracasso mesmo ele sendo excelente. Poucos desenvolvedores se preocupam com isso e menos ainda possui uma boa visão de negócios, por isso eu recomendo gastar um tempo planejando o modelo, lendo e, se possível, conversando com pessoas que conheçam o assunto. 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s