O leilão é um modelo de negócios bastante antigo e tradicional, mas que ganhou um novo brilho com o surgimento da internet e dos leilões virtuais.

Porém a internet ainda possibilitou um novo tipo de leilão, o leilão de 1 centavo (ou bidding fee auction, em inglês). Esse modelo surgiu na Alemanha em 2005 com o site Swoopo.

O leilão de 1 centavo chegou ao Brasil em 2008 com o site Olho no Click e, em 2009,  Carlos Eduardo Barros e Wilker Soares junto com outros 5 sócios criaram o Mukirana, que atualmente é o maior site desse tipo no Brasil. Ele possui mais de 300 mil usuários cadastrados e mais de 6.000 itens leiloados no portfólio.

O funcionamento desse modelo, apesar de manter o conceito do leilão normal, é bem diferente no funcionamento. O produto começa com um valor de 0,00 reais e leva o produto quem pagar o maior preço pelo produto, porém, ao invés dos participantes informarem o valor que estão dispostos a pagar, eles compram lances a 1 real e cada vez que um participante dá um lance, o preço do produto aumenta em 1 centavo. Existe um cronômetro regressivo de 15 a 30 segundos que volta ao valor inicial sempre que alguém dá um lance e quando o cronômetro é zerado, a pessoa que deu o último lance paga o valor final do leilão e fica com o produto.

Um fato interessante é que o site, apesar de ter presença nacional, é do Piauí, sendo um excelente modelo para as startups regionais.

Vou dar um exemplo de um  caso real de um leilão de uma televisão  no Mukirana (veja aqui), ela começou com o preço de 0,00 reais e os participantes deram lances pagando 1 real pelo lance e que aumentava 1 centavo no preço do produto. No final do leilão a televisão que valia 1.347,00 reais foi vendida por 29,96 reais, ou seja, 2,2% do valor do produto. Impressionante, não? Mas o Mukirana ficou no prejuízo? Claro que não, pois cada 1 centavo que o preço aumento significa que um participante pagou 1 real, dessa forma eles ganharam 2.996 reais mais 29,96 reais do produto e mais 60 reais do frete (que deve ser grátis ou muito barato para eles devido a parcerias com grande lojas de e-commerce, por isso acredito que eles usam apenas como uma forma de minimizar os riscos dos leilões).

No final das contas, se consideramos que eles pagaram o preço de mercado pelo produto e o valor declarado para o frete (o que é improvável devido a essas parcerias), eles lucraram 1.678,96 reais em apenas um leilão, sendo que eles fazem 15 a 16 por dia.

Esse é um tipo de modelo onde o vencedor leva tudo e os outros participantes perdem dinheiro, por isso é bastante arriscado e fácil de perder dinheiro. Porém, nesse caso, o vencedor gastou 172 reais com lances, mais os 29,96 reais e mais 60 reais do frete, então a televisão que ele comprou saiu 261,96 reais, o que é menos de 20% do valor original. Sendo bastante atraente para os participantes por esse motivo.

Uma excelente sacada do Mukirana foi fazer parcerias com o Submarino, Americanas.com e Comprafacil.com, dessa forma eles não precisam nem comprar o produto, apenas escolhem o produto no site, leiloam e mandam direto para o vencedor, sem precisar se preocupar em comprar e enviar o produto, o que reduz os custos e o trabalho deles.

O modelo é tão lucrativo que o site chegou a leiloar um carro no valor de 28 mil reais e que foi arrematado por 392,42 reais, o que rendeu para o site, além da publicidade, quase 40 mil reais.

Abaixo segue o modelo canvas do Mukirana para uma visualização mais abrangente do modelo:

 

Além dos riscos para os participantes, esse existem alguns riscos para a empresa que usa esse modelo:
  • Risco do leilão de um produto ter poucos lances e dar prejuízo
  • Risco dos servidores ficarem lentos ou caírem causando problemas para os usuários
  • Risco dos usuários usarem bots para darem lances
  • Risco de credibilidade da empresa e do setor pela facilidade que empresas de leilão de 1 centavo tem de fraudar os resultados

Esse último risco está se mostrando extremamente problemático pelo fato de ser muito fácil para qualquer pessoa  criar um site de leilão de 1 centavo e poder fraudar resultados, causando um impacto muito negativo na credibilidade de todas as empresas do setor. Por esse motivo a Mukirana tem investido pesado em certificações de segurança e na auditoria do site por empresas especializadas para garantir a reputação da empresa.

#FicaaDica: Os sites de leilão de 1 centavo perderam bastante credibilidade pelo fato de serem fáceis de serem criados e fraudados. Esse mesmo fenômeno aconteceu com sites de compra coletiva, onde, devido a facilidade de serem criados, surgiram diversos sites e muitos sem nenhuma estrutura para funcionar  ou criados apenas para fraudar. No caso dos leilões de 1 centavo, é tão fácil de se fraudar que existem muitos sites fazendo isso, o que prejudicou muito a reputação dos sites sérios. Ambos mercados possuem duas característica em comum: Possuem uma baixa barreira de entrada e a são fáceis de serem fraudados. Essas são características bastante comum no mercado de internet e devem ser avaliadas muito bem antes de se entrar nesse mercado.

Anúncios

2 comentários sobre “Modelo de Negócios – Mukirana

  1. http://www.iCents.com.br
    CNPJ: 17.438.437/0001-04

    Promoção Carnaval: Lance Livre e Arremate Grátis

    Neste carnaval faremos uma pausa em nossos leilões, mas teremos uma promoção incrível nos 4 dias de 09 a 12 de fevereiro as 16:00 horas.
    Faremos 4 leilões, 1 por dia, de R$ 50,00 em credito na conta pagseguro do ganhador e não serão descontados os lances dados no leilão muito menos o valor final do arremate será cobrado, isso mesmo leilões INTEIRAMENTE GRATIS.
    Condições:
    1. O usuário deve possuir ao menos um lance em sua conta.
    2. Usuário que der lances sobre seu próprio lance será banido dos leilões.
    3. Os prêmios serão pagos exclusivamente ao titular da conta cadastrada no site que deverá ser a mesma no pagseguro.
    4. O cliente deve estar com o CPF em situação regular junto a Receita Federal.

    Aproveite!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s