Uma startup brasileira que tem obtido uma boa visibilidade nos últimos meses foi a GetNinjas, provavelmente você já devem ter ouvido esse nome antes..

Essa startup foi fundada em setembro de 2011 pelos empreendedores Eduardo L’Hotelier e Diego Dias, com a inspiração do site americano Task Rabbit. Sendo que o Task Rabbit trabalha num sistema de leilão onde o cliente coloca a tarefa que quer e o usuários que fizer o menor lance leva o trabalho;

Já o GetNinjas é um marketplace de pequenos serviços, onde os usuários postam os serviços que eles realizam com um preço determinado e os clientes escolhem dentre os serviços aquele que o convir. O seu funcionamento é semelhante aos sites de freela e aos outros marketplaces de pequenos serviços como o Trampoo e o Beeqo, porém um diferencial deles é oferecer tantos serviços online como presencialmente.

Antes mesmo do lançamento do site, a Monashees Capital já tinha investido mais de 1 milhão de reais e pouco tempo depois recebeu mais um investimento do fundo Kaszek Ventures, que vê um potencial de transformar a GetNinjas num Mercado Livre de serviços.

O grande diferencial do GetNinjas é que ele preza pela comodidade e simplicidade, seu site é muito fácil e agradável de se usar, além do que estão desenvolvendo aplicativos móveis para tornar ainda mais cômodo a prestação e contratação de serviços.

A parte do pagamento muitas vezes é complicada e insegura, por isso eles tem uma parceria com a empresa de pagamentos digitais Moip, tornar assim a parte do pagamento bastante simples e segura.

O modelo de receitas é bastante simples, eles cobram dos profissionais que anunciam seus serviços 15% do valor cobrado, como a grande maioria dos marketplaces.

Uma outra fonte de receita poderá vir de anúncios em destaque, ou seja, permitir aos profissionais pagarem uma pequena taxa para terem seus anúncios mais visíveis, semelhante ao que o Mercado Livre já faz. Obviamente isso só fará sentido quando a base de anúncios for maior.

Abaixo segue o modelo canvas deles:

 

Atualmente existem mais de 3400 serviços anunciados na plataforma em pouco mais de 5 meses. O que não é nada mal!

Uma grande vantagens que eles tem é o apoio dos ex-executivos do Mercado Livre Hermán Kazah e Nicolas Szekas da Kaszek Ventures, que trazem toda a experiência de trabalho deles no Mercado Livre para auxiliar o GetNinjas a crescer.
#FicaaDica: Quando for receber investimento de um fundo de Venture Capital ou de um anjo, não pense apenas no dinheiro, pense no que ele pode oferecer de experiência, networking e visibilidade. Busque sempre o SmartMoney, pois apenas em raros casos apenas o dinheiro é suficiente.
Anúncios

2 comentários sobre “Modelo de Negócios – GetNinjas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s