Quanto maior e mais bem sucedida uma empresa, mais difícil dela se disromper (ou seja, de lançar uma inovação que pode prejudicar seu core business). Existem diversos exemplos de empresas que tiveram a oportunidade e não o fizeram para tentar manter o status-quo.

A Xerox teve a oportunidade de lançar o PDF, mas isso canibalizaria suas máquinas de fotocópias, por isso eles cancelaram o projeto e os pesquisadores que desenvolveram o PDF saíram dela e criaram a Adobe, que hoje vale quase 2x mais que a própria Xerox.

Outro exemplo recente é a da Kodak, que chegou a desenvolver a câmera digital mas que não quis canibalizar seu core business e ignorou a inovação, depois perdeu mercado para as câmeras digitais e recentemente entrou com pedido de falência.

Moral da história, se  a sua empresa tiver a oportunidade lançar uma inovação que possa disromper a sua indústria, mesmo que isso possa prejudicar seu produto principal agora, faça-o pois se não seus concorrentes o farão e você terá que correr atrás do prejuízo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s