.

Pegar táxi numa grande cidade como o Rio de Janeiro pode ser uma tarefa trabalhosa e, por vezes, complicada. Nem sempre tem táxi aonde você está e ligar para cooperativas muitas vezes é uma dor de cabeça. Foi com o objetivo de solucionar esse problema que surgiu a startup carioca EasyTaxi que, como seu nome já diz, é uma forma mais fácil de se chamar táxi.

A ideia da EasyTaxi é usar o seu smartphone para chamar um táxi através do aplicativo deles, simples assim! Apesar de simples, o aplicativo tem diversas outras funções interessantes, você informa aonde está e para onde quer ir, dessa forma ele te dá uma estimativa de custo da corrida com uma margem de erro de 3 reais, além de mostrar em tempo real aonde o táxi que você pediu está. A ideia foi desenvolvida e melhorada ao longo do Startup Weekend Rio e do Startup Farm Rio, onde eles foram vencedores em ambos, o que demonstra um bom potencial do projeto.

O aplicativo está em funcionamento desde de agosto de 2011, porém só começou a ser aberto ao público em abril desse ano. Apesar de ser uma startup nova, ela já teve problemas societários. Os cofundadores Tallis e o Rafael tiveram um desentendimento que veio a público (se quiser saber mais sobre o conflito, leia aqui). Atualmente esse problema já foi solucionado e a EasyTaxi pode focar 100% no seu trabalho!

Bom, vamos ao modelo de negócios deles. A EasyTaxi recruta taxistas não cooperativados para que esses possam conseguir mais corridas e de maneira mais fácil, para isso os taxistas pagam uma mensalidade de 70 reais e mais 2 reais por corrida. Eles recebem um smartphone com o aplicativo da EasyTaxi como equipamento onde eles recebem os pedidos de corridas, aceitam as corridas que desejarem e que monitora a posição deles tanto para informar aos usuários como para localizar os táxis mais próximos do cliente.

O modelo em si é simples, eles atuam como intermediário para fazer o matching de dois segmentos de clientes, os taxistas e os usuários de táxi.

Abaixo segue o canvas para se observar o modelo como um todo:

.

.

 

Eles já receberam um investimento do anjo Alex Tabor, CTO e cofundador do Peixe Urbano, e atualmente possuem mais de 150 táxis cadastrados no Rio de Janeiro e mais de 1500 usuários, agora eles estão focando em expandir para outras cidade e São Paulo, com uma frota de 33 mil táxis (dado da prefeitura de SP), é o próximo-alvo.

Com certeza será um aplicativo indispensável na vida dos paulistanos!

.

#FicaaDica: Problemas societários acontecem, mesmo entre amigos, por isso é importante fazer o uso de Vesting para evistar problemas maiores no futuro. A ideia do vesting, resumidamente, é dos sócios e funcionários que possuem equity receberem ele ao longo do desenvolvimento da startup, dessa forma você evita que o seu sócio, depois de trabalhar alguns meses, saia com 30% de equity e possa acabar complicado a vida já complicada da sua startup. Para saber mais sobre Vesting, leia o post que o Marcelo Toledo fez sobre o assunto.

.

Anúncios

12 comentários sobre “Modelo de Negócios – EasyTaxi

  1. gostei,é uma boa ideia ,pois hoje tudo tem que ser rápido,ninguém quer perder seu tempo,e esperar nada principalmente um táxi.

  2. Muito bom essa ideia, pois da ao usuário de táxis uma informação precisa e eficaz sobre o serviço que ira usar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s