.

Sabe quando você fica sabendo do nada de uma startup que está fazendo sucesso e você nunca tinha ouvido falar dela? Pois é, a WeHeartIt é uma dessas startups que eu descobri recentemente.

A WeHeartIt é parecido com o Pinterest onde as pessoas compartilham e dão corações para as imagens compartilhadas. Fiquei ainda mais surpreso quando descobri que na verdade ela não é um clone do Pinterest, ela veio antes dele e ainda por cima é brasileira.

Mais um caso de startup brasileira que veio antes de uma americana, mas que não tem o mesmo tamanho e reconhecimento por falta de investimento e de reconhecimento lá fora das startups brasileiras (para quem não conhece o Videolog veio antes do Youtube, mas advinha qual que fez mais sucesso…).

Voltando ao caso da WeHeartIt, ela foi lançada no final de 2007 pelo designer brasileiro Fábio Giolito, criador de outros projetos menores como o “Será Que Vai Chover?” e o “Lista Amiga“. Tudo começou porque ele queria uma maneira simples e fácil de organizar as imagens dos blogs que ele lia, dessa forma ele resolveu desenvolver a própria ferramenta para ele poder fazer isso pois não viu nenhuma no mercado. O interessante foi que os amigos gostaram e começaram a pedir para usarem e assim foi crescendo e tomando proporções enormes.

Explicando brevemente o que é o WeHeartIt (o pitch deles): É uma forma simples e fácil de organizar e compartilhar imagens e vídeos que você adorou.

O modelo de negócios deles é bem interessante, eles possuem um sistema de self-service de publicidade através da iSocket e da BuyAds.com, semelhante ao do Google AdSense, além disso eles aproveitam os links das pessoas que compram algo através do WeHeartIt para substituir por links de programas de afiliados, dessa forma ganhando um percentual pelo lead gerado. Para isso eles usam o sistema da VigLink, que substitui o link por um de afiliado, recebe o dinheiro do programa (média de 5% do produto, dependendo da categoria) e repassa 30% para a WeHeartIt. É dessa  mesma forma que o Pinterest ganha dinheiro.

Como vocês podem ver, o Pinterest e o WeHeartIt tem modelos de negócios bem semelhantes, porém o WeHeartIt usa publicidade para complementar a receita, o que aparentemente tem funcionado bem.

Abaixo segue o canvas da WeHeartIt:

.

.

Recentemente saiu um post na Business Insider (revista respeitada de negócios) falando deles, inclusive comparando alguns dados deles com o do Pinterest, segue aqui para quem quiser conferir, “There Is A Very, Very Big Pinterest Competitor With More Than 600 Million Monthly Pageviews”.

O mais interessante disso tudo é que eles ainda não receberam investimento como o Pinterest, ou seja, todo o crescimento que eles tiveram foi orgânico. Agora eles estão em busca de investimento para tentar superar o Pinterest, obviamente, estou torcendo para o Brasil nessa disputa. =)

.

#FicaaDica: Um dos fatores de sucesso da WeHeartIt é que eles já nasceram para o mercado internacional, o site deles começou já todo em inglês junto com o nome para conseguir a maior audiência possível. Mesmo os que não sabem inglês conseguem utilizar o site deles pela simplicidade e pelo foco em imagens e vídeos. Se o seu modelo de negócios depende de uma grande audiência para dar certo, e você puder, comece com foco no mercado internacional.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s