Nesse feriado, eu aproveitei para fazer um passeio de bicicleta no centro de São Paulo com uma visita guiada falando sobre os grandes escritores que viveram na região.

E eu ouvi uma história que tem tudo a ver com modelos de negócios. Sim, não estou brincando, literatura e inovação em modelos de negócios. =)

Perto da praça da Sé tem um prédio que antigamente era uma editora fundado pelo célebre escritor Monteiro Lobato, chamada Editora Monteiro Lobato e que depois passou a ser chamada de Companhia Editora Nacional.

Monteiro Lobato era um sonhador e idealizador (características comum em empreendedores) e queria democratizar o acesso aos livros com a sua editora. porém o Brasil era (e continua sendo) muito grande e com concentrações de renda e conhecimento em certos pontos.

Para ele conseguir atingir o objetivo dele, ele precisaria mudar o modelo de negócios das editoras daquela época. Então o que ele fez?

Fez parcerias com municípios para reduzir o preço final dos livros e identificar qual ponto da cidade que tinha maior movimentação de pessoas. Entrava em contato com esses pontos (açougues, padarias, cafés…) para venderem livros lá. Só aí temos uma inovação de parcerias e de canal de vendas, em municípios que não tinham livrarias, não fazia sentido ter tanto esforço para tentar abrir uma livraria logo de cara se as pessoas não tinham hábito de ler.

Mas ele foi além, ele inovou no relacionamento com os clientes, pois ele oferecia livros em consignado, dessa forma os clientes (padeiros, donos de açougue…) não precisavam se preocupar com estoques encalhados e ter o risco da compra dos livros.

Foi uma sacada bem interessante que deu um impulso tanto para a editora dele quanto para a literatura nesses municípios que ela conseguiu atingir, tudo isso fazendo uma inovação no modelo de negócios das editoras.

Se Monteiro Lobato fez uma excelente inovação de negócios sem ter ferramentas como o modelo canvas, imagine as inovações que você pode fazer na sua startups usando essas ferramentas? Pegue um canvas e mãos à obra.

Não conhece o Modelo de Negócios Canvas? Veja uma apresentação minha sobre o Modelo Canvas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s