.

Já imaginou ganhar dinheiro fazendo compras online? Parece um dos muitos SPAMS que enchem a sua caixa de email todos os dias, certo?

Mas acredite em mim, nesse caso não é um golpe. Esse é um modelo de negócios inovador que a Ebates desenvolveu no Vale do Silício no ano de 1998, conhecido como Cashback.

No começo desse ano, o empreendedor Gustavo Gorenstein (Guga como gosta de ser chamado) decidiu trazer para o Brasil depois de conhecê-lo em Londres durante um mestrado de tecnologia e empreendedorismo na London Business School. Ele e o sócio Carlos Botelho lançaram Poup na Black Friday (famoso dia americano onde as lojas vendem a descontos incríveis) e, naquele mesmo dia, já conseguiram mais de 1000 usuários. Eu mesmo já recebei mais de 50 reais de volta. =)

Ok, mas você deve estar se perguntando como esse modelo de cashback consegue dar dinheiro de volta para as pessoas? Deixa eu explicar direitinho.

Trazer pessoas para as lojas online tem custado cada vez mais caro. Dessa forma, elas resolveram pagar para outros sites que levassem pessoas para elas e que comprassem seus produtos, ou seja, elas pagavam um percentual da venda por um lead qualificado, que é o famoso programa de afiliados.

Mas a grande sacada desses modelos, é que Poup vai te levar para a loja online, ela vai receber um percentual de tudo que você comprar, porém ela vai dividir esse dinheiro com você. Fazendo dessa forma uma relação ganha (lojas), ganha (clientes), ganha (Poup).

Resumindo, Poup te leva para a loja, recebe um percentual do que você comprou e te devolve uma parte disso. O Guga gosta de reforçar que Poup não dá desconto, ela dá dinheiro de volta, além dos descontos que a loja oferecer.

Para isso acontecer, você precisa entrar no site de Poup e escolher a loja em que quer comprar e ele te redireciona para ela. Simples assim!

É um modelo bem interessante e que utiliza as condições do mercado (no caso o programa de afiliado) a seu favor.

Veja abaixo o modelo canvas de Poup:

.

.

Como todo novo modelo, ele tem desafios que Poup terá que superar:

  • Como fazer as pessoas acreditarem num modelo que dá dinheiro quando você compra online?
  • Como engajar os usuários para eles lembrarem de usar Poup antes de comprare?
  • Como aumentar o ticket e/ou a frequência de compra dos usuários?
  • Como ganhar uma vantagem competitiva em relação novos entrantes?

 

Agora eles estão atuando em cupons também, clique no link para saber mais:

http://www.poup.com.br/cupom-desconto

O que você acha desse modelo? Gostou?

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s