Você já se perguntou porque a Apple consegue levar multidões para esperarem horas na fila pelos produtos dela?

É isso que o Simon Sinek busca responder com a sua teoria do Golden Circle, descrita no livro Start With Why. Esse Golden Circle é composto de 3 levels: WHY (Porque), HOW (Como) e WHAT (O que).

Veja abaixo a ilustração do Golden Circle:

Golden Circle - Tudo começa com o Porque Simon Sinek Empreendedorismo canvas modelo de negócios

Ele fala que empresas como a Apple se comunicam começando pelo centro do Golden Circle, ou seja, começam com o porque que elas existem. Ao contrário da grande maioria das empresas que começam de fora para dentro, apresentando primeiro o que elas fazem e, muita vezes, nem falando a razão delas de exister.

Um anúncio da Apple fala mais ou menos o seguinte:

“Tudo que fazemos acreditamos desafiar o status quo, acreditamos em pensar diferente. Fazemos produtos que são lindamente desenvolvidos e fáceis de serem usados. Nós acabamos fazendo excelentes computadores, quer comprar um?”

Veja que eles começaram explicando o porque eles fazem isso, depois como eles fazem isso e, finalmente, o que é o produto deles.

Outras empresas começam a falando que a empresa é confiável e que o produto tem as melhores especificações do mercado, porém isso não faz com que as pessoas se sintam inspiradas por essa empresa, ela até pode ganhar dinheiro e ter sucesso, mas não terá uma legião de fãs e pessoas que acreditam e confiam nela. Não é preciso fazer o que a Apple faz para ser bem sucedido, mas para ser como a Apple, é preciso inspirar as pessoas.

Eu achei essa ideia muito interessante e comecei a pensar numa adaptação do Golden Circle para o contexto de empreendedores começando uma startup. E vou descrevê-la nos próximos posts. Aguardem! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s