Uma das primeira coisas que pergunto para um empreendedor é qual o problema que ele soluciona. Uma pergunta simples e que todo empreendedor deveria ter na ponta da língua, correto? Porém eu normalmente escuto isso:

 

“O problema que soluciono é que não existe X para Y.”

 

Sendo que Y é um segmento de cliente e X exatamente o que a startup dele faz.

Por exemplo:

“O problema que soluciono é que não existe UMA REDE SOCIAL para CACHORROS.”

 

Não, você não está solucionando o problema do mundo de não existir uma rede social para cachorro. A falta do seu produto não é um motivo para ele existir e muito menos para as pessoas comprarem.

Apenas exemplificando, se o seu produto é uma rede social para cachorro, um dos problemas que você poderia estar solucionando (mas que precisaria ser validado com os donos de cachorro) é:

“Os donos de cachorros tem muita dificuldade encontrar um cachorro adequado para cruzar com o seu.”

 

Perceberam como agora realmente está focando em algum problema?

Existe um conceito muito interessante criado pelo Theodore Levitt que se chama Jobs-to-be-Done (ou “trabalho” a ser realizado, em livre tradução), que diz que as pessoas não querem comprar produtos ou serviços, elas querem realizar “trabalhos”.

Vale a pena ver o video abaixo (infelizmente não achei o video em português):

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=f84LymEs67Y

Mas o conceito é simples, pense que um cliente que não quer comprar uma furadeira por causa da furadeira, ele quer realizar o “trabalho” de pendurar um quadro na parede.

Dessa forma, tente identificar qual “trabalho” o seu público-alvo está querendo realizar e como seu produto pode ajudá-lo.

Lembre-se o fato de ainda não existir o seu produto não é um motivo suficiente para ele existir e nem para as pessoas quererem ele.

Anúncios

2 comentários sobre “Qual problema sua startup soluciona?

  1. tenho várias idéias para start up, porém sinto bastante dificuldade em definir o problema ser solucionado para o cliente.O artigo foi muito útil. Gostaria de mais informações que pudesse usar no meu plano ou pitch ou modelo de negócios.

    1. Oi Marcos, que bom tenha gostado. Sobre mais informações úteis, como é um pouco genérico seu pedido, recomendo você ir na página de livros recomendados do meu blog que lá tem bastante matéria interessante.

      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s