Existem algumas dicas práticas para começar uma franquia sem dor de cabeças futuras. Reuni neste artigo 4 dicas que vão fazer você pensar seriamente se franquia é mesmo a sua praia! Confira:

1. Crie uma Marca Forte

É preciso saber desde o início que a magia por trás da sua marca é um dos pontos fundamentais para você alcançar sucesso à médio e longo prazo. Tenha em mente uma visão clara e objetiva em relação aos objetivos da sua marca. Lembre-se dos slogans das grandes marcas como “Amo muito tudo isso” e “Abra a felicidade” e busque traduzir estes valores desde o design da logotipo até a maneira como os funcionários tratam os clientes.

2. Você “vai ter que rebolar”

Por mais que você seja um exímio cozinheiro e esteja animado para seguir com uma franquia no ramo de restaurantes, em breve terá que utilizar de outras características (que muitas vezes não estão no seu alcance) para tornar sua franquia sólida e duradoura. Finanças, vendas, planejamento e recursos humanos são termos que farão parte do seu dia a dia e você vai ter que se acostumar a enfrentá-los. Para entender um pouco o dia a dia de uma franquia recomendamos este guia sobre franquias baratas de sucesso.

3. Entenda que franquias são maratonas de longas distâncias

Uma franquia que tem o objetivo de se estabelecer no mercado durante mais de 10, 20 e 30 anos precisa entender que a caminhada é longa. Você e seus sócios podem ficar muito animados nos primeiros anos de franquia, mas no amadurecer da empresa o que sustenta a sua estabilidade é a disciplina e a motivação diária. Tenha em mente desde o início que se você correr demais no início não terá fôlego para continuar em frente quando sua franquia expandir.

4. Escolha muito bem seus franqueados

Expandir a franquia para outros bairros e cidades é um sonho que acompanha todos que entram neste mercado. Apesar da grande expectativa para este momento, fique atento em relação as pessoas que estarão ao seu lado para realizar este grande sonho. Será que elas transmitem os mesmos valores que sua franquia? Será que estão disponíveis para compartilhar e construir o seu sucesso?

Observe e escolha cada franqueado como um sócio. Conheça seu ciclo social, conheça seus valores e se possível até sua família de perto. Não é uma tarefa simples, mas ter as pessoas certas com você te dará vantagens competitivas impressionantes à médio e longo prazo.

Para finalizar, segue um vídeo incrível sobre riscos em franquias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s