A cultura japonesa é recheada de tradições e formalidades e no mundo dos negócios não podia ser diferente. Se você como um estrangeiro mostrar respeito e se adaptar à etiqueta empresarial japonesa poderá fechar ótimos negócios e por isso preparei neste artigo algumas dicas práticas para você se dar bem neste tipo de negociação.

O primeiro passo é estar vestido de maneira formal. Nunca arrisque em camisas muito chamativas ou em um terno bege com uma calça preta. Busque ser simples sem deixar a elegância. Adote atitudes conservadoras e fale em um tom mais baixo do que aquele que se costuma usar em uma conversa de negócios no Brasil onde muitos se exaltam e querem aparecer, dando uma de show man.

Ao cumprimentar o anfitrião da reunião, dê o cumprimento japonês abaixando-se com cuidado e espero se ele estenderá a mão para cumprimentá-lo. Caso isso não aconteça fique tranquilo pois na cultura japonesa isto não é um sinal de desrespeito.

etiqueta de negocios no japao

Na hora de se sentar observe a posição de cada um na mesa e espere até ser indicado para sentar em uma cadeira específica. Na tradição japonesa cada lugar na mesa corresponde à uma posição de poder também dentro da empresa.

 Normalmente, o CEO ou gerente em questão ficará na ponta e os seus subordinados vão se sentar ao lado da mesa. As pessoas hierarquicamente superiores sentam-se mais próximas à pessoa de cargo mais alto, e a importância do cargo diminuir em direção ao lado oposto da mesa.

À regra de esperar estará presente em todas as atitudes da reunião, desde a hora de se sentar até a hora de comer e beber. Sempre espere o anfitrião tomar a atitude primeiro e depois siga com calma para realizar a mesma ação.

Dentro da etiqueta empresarial japonesa a atenção e o envolvimento são peças chave para consolidar o seu respeito na mesa de negócios. Envolva-se sem se impor, não interrompa a apresentação de uma ideia pela metade e sempre espera a sua vez de falar. Interromper no Brasil é comum mas na cultura japonesa é um sinal de desrespeito ao interlocutor.

Estas dicas são simples mas podem ajudar você a ter mais controle da negociação e mostrar o mínimo de respeito e formalidades com seu anfitrião japonês. Uma ótima dica também é tomar algumas aulas de japones e aprender algumas frases importantes. Isso também demonstra um sinal de respeito e um sinal de interesse em relação à lingua e ao país que você está visando.

E você? Já teve alguma experiência de negócios no Japão? Conte sua história na nossa seção de comentários!

Anúncios

Um comentário sobre “Dicas rápidas para fazer negócios no Japão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s