4 startups inovadoras no setor de transporte urbano e rodoviário

Logística e transporte compõem um desafio enorme para os setores da indústria e do varejo no Brasil, visto as devidas extensões do nosso país e as devidas condições em que nossas rodovias se encontram. Em um grande cenário de problemas, pequenas equipes trabalham em modelos de negócios inovadores para gerar soluções nunca antes vistas e melhorar o setor de logística no país.

Neste artigo vamos contar a história de três startups que estão inovando neste setor:

1. Uship

Uship

A startuip Uship funciona conectando diversas transportadoras com espaço livre em seus caminhões. Quando existe espaço livre em um dos caminhões da frota, a transportadora dispara um aviso na rede com os seguintes dados:

  • Quanto de espaço de sobra existe no caminhão;
  • Qual é a rota que ele vai seguir;
  • Em quanto tempo de viagem ele pretende chegar ao seu trajeto final;
  • Quanto ele cobra pelo transporte.

Com estas informações em mãos, outras transportadoras ou até mesmo pessoas físicas podem usar este dispositivo para enviar contratar um caminhão com espaço sobrando e enviar suas cargas.

O objetivo do serviço é diminuir a quantidade de caminhões vazios ou com pouca carga nas estradas do Brasil, economizando com o custo de transporte de inúmeras empresas que dependem deste tipo de serviço para enviar produtos e matéria prima.

2. Trucadão

Trucadao

No setor de negociação de caminhões novos e caminhões usados, o Trucadão é um site de classificados de veículos pesados e implementos agrícolas. Seu objetivo está no conceito de “one stop shop” para o setor de construção civil e agropecuário. Uma construtora ou transportadora pode encontrar no site todos os veículos e equipamentos necessários para montar sua estrutura de produção que vai desde caminhões até guindastes e retroescavadeiras.

Quem quer vender seus veículos e máquinas também ganha inovações na área de classificados. O anunciante tem acesso à uma dashboard com todos os indicadores de desempenho de seus anúncios, como cliques para ver o telefone, visualizações do anúncio e um canal próprio para enviar e receber mensagens de seus prospects.

3. Itaro.com.br

loja online itaro

Fundada em 2012, a loja online de pneus, acessórios e peças automotivas tem o objetivo de transformar a experiência online de acessórios automotivos.  Ao por exemplo comprar um pneu Pirelli Phantom na loja, o usuário pode escolher entre receber o pneu em casa ou receber o pneu dentro de uma loja de acessórios parceira onde ele também recebe a troca dos pneus gratuita ou com descontos.

4. Freta.la

Fretela

Criado por alunos da USP de São Carlos, o aplicativo Freta.lá conecta quem precisa transportar um objeto com um transportador. O diferencial em relação ao Uship (já citado neste artigo) está no serviço para transporte urbano.

Com parcerias entre o Frete.la empresas de frete e moto frete, os usuários ganham uma nova ferramenta para transportar objetivos dentro da própria cidade. Por exemplo, uma pequena empresa pode enviar e receber documentes sem necessidade de contratar um motoboy exclusivo. Desta maneira, ela pode utilizar o tempo vago de outros motoboys na cidade para enviar estes documentos para otimizar seus custos.

A startup de São Paulo também tem uma seção especial para lojas virtuais e pode tornar a entrega de produtos para clientes de lojas virtuais mais rápida quando houver oportunidades.

Anúncios

2 comentários sobre “4 startups inovadoras no setor de transporte urbano e rodoviário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s